- 25/05/2018
- Posted by: Bruno Velaz
- Category: GED, Gestão de Documentos, Processamento de Documentos

As escolas tendem a ter um enorme volume de papéis. Isso em decorrência da chegada e saída de alunos todos os anos. Portanto, a gestão de documentos precisa ser eficiente e imprescindível.
O foco é tornar a indexação dos documentos forte, ocasionando uma classificação correta e em sintonia com o respectivo tipo de documento.
Com isso, alguns pontos importantes, como a certificação digital, são aplicados para dar consistência e valor ao documento.
Em vista disso, neste artigo vamos falar sobre as portarias do MEC aplicadas à gestão de documentos. Confira nesse artigo os detalhes!
Decreto Nº 9.235
Ponto principal: A mantenedora da instituição tem a responsabilidade pela guarda e gestão do acervo inclusive em caso de encerramento da oferta de cursos.
Acesse o decreto na íntegra aqui.
Portaria 224 do MEC
- Implantação do Código de Classificação de Documentos
- Implantação da Tabela de Temporalidade Documental
- Comissão Permanente de Avaliação – CPA
Segue link para acesso na íntegra a esta portaria. Clique aqui.
Portaria Nº22, de 21 de dezembro de 2017
Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância, integrantes do sistema federal de ensino.
Segue link para acesso na íntegra a esta portaria. Clique aqui.
Outro ponto que também merece atenção, é a Tabela de Temporalidade e Destinação dos Documentos, onde cada tipo de documento tem seu ciclo de vida controlado. Com o Taugor GED, podemos atender as exigências destas novas portarias e ainda fornecer uma visão completa do ambiente para a Instituição de Ensino.
Resolvemos os principais pontos
- Redução do tempo de atendimento do setor (comunidade acadêmica e demandas internas);
- O dossiê do aluno passa a ser tratado de forma mais granular, de acordo com os respectivos tipos de documentos;
- Crescimento perceptível da produtividade, com redução de custos operacionais e tempo;
- Definição de critérios para descarte de documentos, evitando acúmulo de documentos e gastos excessivos com estruturas físicas de arquivos.
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