- 18/12/2018
- Posted by: Bruno Velaz
- Category: Digitalização, GED, Gestão de Documentos

Digitalização de Documentos é o processo de conversão de documentos físicos em formato digital. Este processo dinamiza extraordinariamente o acesso e a disseminação das informações entre os funcionários e colaboradores, com a visualização instantânea das imagens.
Além de otimizar o seu tempo e permitir que você tenha disponibilidade para focar em outras estratégias.
Neste artigo, iremos abordar este assunto em detalhes, para que você aprenda o que é digitalização de documentos, para quem é indicado, e quais são as suas funcionalidades e benefícios.
O que é Digitalização de Documentos
A digitalização ou gestão de documentos é um método que facilita o acesso aos documentos da sua empresa, pois além de saber onde eles estão armazenados, também estarão disponíveis em formato um digital.
O incrível, é que essa tecnologia permite que você consulte as informações de forma ágil, prática e eficiente. Além de deixar seus documentos organizados, seja por ordem de importância ou qualquer outra denominação que você desejar.
De modo simplificado, um gerenciador eletrônico de documentos garante a segurança dos arquivos digitais e proporciona muita agilidade na localização de qualquer documento, como por exemplo: contratos, fichas de cadastro e comprovantes de pagamentos.
Podemos definir a gestão de documentos sendo um conjunto de tecnologias que garante a segurança dos arquivos digitais e proporciona agilidade na localização dos mesmos.
Para quem é indicado?
Esse software é indicado para empresas que possuem fluxo de documentos e que precisam ser consultados e administrados de forma rápida e organizada. Veja abaixo alguns dos benefícios dessa gestão:
1.Facilidade de acesso e de distribuição dos documentos;
2.Redução de tempo das atividades que requerem a análise;
3.Redução de custo com recuperação e duplicação;
4.Transformação do arquivo físico em digital;
5.Integração de dados ativos e históricos.
6.Domínio dos assuntos para mais agilidade na tomada de decisões;
7.Redução de custos com impressões;
8.Melhoria na gestão financeira;
9.Diminuição dos espaços destinados ao armazenamento de documentos;
10.Identificação de documentos obsoletos;
11.Rastreabilidade de acesso às informações.
Veja quais são as etapas para realizar a Digitalização
Além de permitir que a dinâmica das empresas seja transformada e gere maiores resultados, a digitalização de documentos é bem simples de ser feita. Confira quais são os processos necessários:
Preparação: Os documentos passam por um processo de preparação para que se tornem aptos à digitalização, bem como a higienização, retirada de grampos ou qualquer objeto que prejudique o acesso do documento ao scanner;
Digitalização: Em seguida são escaneados, tratados e indexados por lote de documentos, de acordo com as especificações determinadas pelo projeto;
Armazenamento: As imagens e dados são migrados para o Software GED, possibilitando o acesso aos documentos sempre que necessário.
Considerando todas as vantagens citadas, fica claro que a implantação de um software de gestão de documentos fará sua empresa ficar à frente da concorrência e assim continuar crescendo de modo contínuo.
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